EM CONSTRUÇÃO
ENTIDADE: UNDIME-RO
ENTIDADE: UNDIME-RO
COORDENADORA: Claudelis Maria
Cardoso Ferreira
TUTORA: Dalva
Rossmann
CURSISTA: Silene Bravim C. Coladini
Ministro Andreazza-RO
Período de Realização: Início:
01/04
Término: 31/07
Tecnologia na Educação: Ensinando e
Aprendendo com as TIC
O
curso visa oferecer:
v Subsídios
teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares
possam: compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
v Planejar
estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos
disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à
construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem
efetivamente num bom desempenho acadêmico.
v Utilizar as TIC nas
estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a
aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu
desempenho.
Unidade 1
Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola
Objetivos:
- Compreender o potencial de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem;
- Estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos;
- Utilizar as TIC na prática pedagógica.
ATIVIDADE 1.1_
Reflexões iniciais
O texto “A
sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”
discute a respeito da crescente necessidade que o cidadão atual tem em
qualificar-se cada vez mais, investindo no conhecimento e, seguramente, na
aprendizagem, para poder conviver nesse mundo globalizado.
Atualmente,
vive-se um contexto totalmente permeado pelos avanços científicos e
tecnológicos. Contexto este, invadido também por um verdadeiro bombardeio de
informação das mais diversas possíveis, por isso, as pessoas têm que aprender
cada vez mais coisas e que esse aprender seja de outra maneira, no âmbito de
uma nova cultura da aprendizagem.
O paradoxo
do texto discute o ponto de vista do ensinar e aprender. Por um lado cresce o
número de indivíduos com dificuldades para aprender o que a sociedade exige
delas, que em termos educacionais costuma ser interpretado como um crescente
fracasso escolar. Todavia, ao mesmo tempo em que o fracasso escolar cresce
pode-se afirmar que a sociedade exige um maior tempo dedicado a aprender que
este deve estende-se e prolongar-se cada vez mais, impondo uma aprendizagem ao
longo da vida. Desse modo, cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais
na tentativa de aprender.
Por isso,
conhecer as características que definem as novas formas de aprender não é
apenas um requisito para se poder adaptar a elas, mas de criar na escola novos
espaços instrucionais que respondam de forma eficaz as demandas e através delas
ajudar no processo de transformação da sociedade do conhecimento na qual todos
devem estar inseridos.
Diante dessa
constante, a Educação não mais poderá “negar” a necessidade que há em trabalhar
em seu ambiente formador as novas tecnologias que estão disponíveis para a
sociedade, fazendo com que os alunos sejam capazes de lidar com novas e
imprevisíveis demandas de aprendizagem.
ATIVIDADE 1.2 _
QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
ATIVIDADE 1.3 _
REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
ATIVIDADE 1.4 _
TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA.
ATIVIDADE 1_ 5
ATIVIDADE 1.6 _
O QUE É WEBQUEST?
ATIVIDADE 2.6 _ PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO
ATIVIDADE 1.2 _
QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
ATIVIDADE 1.3 _
REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
ATIVIDADE 1.4 _
TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA.
ATIVIDADE 1_ 5
ATIVIDADE 1.6 _
O QUE É WEBQUEST?
UNIDADE 2
Objetivos da
Unidade 2: Internet, hipertexto e hipermídia
ü
ü
Apresentar a internet como espaço de
colaboração e de publicação (passível de ser espaço tanto para pesquisa como
para publicização do que se faz na escola).
ü
Apresentar espaços de pesquisa e de
colaboração na internet; entre eles, Wikipédia e blogs.
ü
Apresentar os hipertextos como modalidade
típica de registro na internet e convidar os cursistas a navegar por alguns.
ü
Apresentar o conceito de hipertexto como a forma de representação não linear do
conhecimento, uma forma de representação popularizada pela tecnologia
computacional.
ü
Promover algumas reflexões iniciais sobre a
relação entre esta forma de representação (o hipertexto) , os novos processos
de leitura e escrita gerados e as práticas pedagógicas correspondentes.
ü
Provocar o exercício de criação de alguns
hipertextos simples, utilizando os blogs como possíveis ferramentas de
edição de hipertextos.
ATIVIDADE 2.1 _ NAVEGAÇÃO EM HIPERTEXTO
ATIVIDADE 2.2 _ EXPERIÊNCIA EM NAVEGAR LIVREMENTE
ATIVIDADE 2.3 _ CONCEITUANDO HIPERTEXTO
ATIVIDADE 2.4_ CONHECENDO E COMENTANDO O TRABALHO DOS COLEGAS.
ATIVIDADE 2.6 _ PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO
ATIVIDADE 2.7 _ EXECUÇÃO DE ATIVIDADE PLANEJADA
ATIVIDADE 2.9 _
Unidade 3: Currículo, Projetos e Tecnologia
Atividade 3.1 _ Contextualizando a mudança.
Atividade 3.4 _ Desenvolvimento de projetos de trabalho.
Atividade 3.5 _ Conceito de Curriculo.
Unidade 4
Prática pedagógica e mídias digitais
Atividade 4.2 _ Endereços
Portal do professor : http//www.portaldoprofessor.mec.gov.brDomínio Publico : http://dominiopublico.gov.br
cineduc :http://www.cineduc.org.br
kinema: http://www.kinema.art.br
Rived : http://rived.mec.gov.br
Discovery Kids : http://discoverykidsbrasil.com.br
Atividade 4.3
Leitura,reflexão e discussão sobre mídia-educação
O uso de novas tecnologias contribuirá expressivamente para uma melhor educação possibilitando assim um enorme avanço no processo de ensino aprendizagem, para tanto, é preciso conhecer os recursos existentes e as propostas pedagógicas para a sua incorporação nos processos de elaboração das aulas, ou seja, é necessário, entretanto, que o planejamento das aulas com recursos tecnológicos tenham objetivos bem definidos, evitando que eles sejam usados somente como um passatempo ou um motivo para sair da rotina da sala de aula comum.
O professor deve usar a tecnologia visando ao desempenho do educando, criando meios para melhorar o ensino.
As TICs por si só, não muda os processos educacionais, mais permite uma reflexão ampla por parte dos professores sobre as suas possibilidades, o uso de modo organizado e programado da internet, dvd, tv, software, cd, data show entre outras mídias, propicia a construção de ambientes mais ricos e interativos de ensino e aprendizagem.
Quanto aos alunos só tem a ganhar com o uso das tecnologias, sabendo que o mundo mudou, o progresso está aí e eles tendem a acompanhar tais progressos movidos pela curiosidade natural, mas é essencial que eles aprendam a utilizá-los de forma consciente.
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