quarta-feira, 4 de julho de 2012

 EM CONSTRUÇÃO

 



ENTIDADE: UNDIME-RO
COORDENADORA: Claudelis Maria Cardoso Ferreira
TUTORA: Dalva Rossmann
CURSISTA: Silene Bravim C. Coladini
Ministro Andreazza-RO
Período de Realização: Início: 01/04
                                      Término: 31/07       



Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC


                      O curso visa oferecer:

v  Subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam: compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas; 

v  Planejar estratégias de ensino e de aprendizagem,  integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.    

v  Utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu  desempenho.  



Unidade 1
Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola

Objetivos: 
  •        Compreender o potencial de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem;
  •         Estratégias de ensino e aprendizagem  integrando recursos tecnológicos;
  •         Utilizar as TIC na prática pedagógica.

     
                   ATIVIDADE 1.1_ Reflexões iniciais


O texto “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento” discute a respeito da crescente necessidade que o cidadão atual tem em qualificar-se cada vez mais, investindo no conhecimento e, seguramente, na aprendizagem, para poder conviver nesse mundo globalizado. 
Atualmente, vive-se um contexto totalmente permeado pelos avanços científicos e tecnológicos. Contexto este, invadido também por um verdadeiro bombardeio de informação das mais diversas possíveis, por isso, as pessoas têm que aprender cada vez mais coisas e que esse aprender seja de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem.
O paradoxo do texto discute o ponto de vista do ensinar e aprender. Por um lado cresce o número de indivíduos com dificuldades para aprender o que a sociedade exige delas, que em termos educacionais costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar. Todavia, ao mesmo tempo em que o fracasso escolar cresce pode-se afirmar que a sociedade exige um maior tempo dedicado a aprender que este deve estende-se e prolongar-se cada vez mais, impondo uma aprendizagem ao longo da vida. Desse modo, cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.
Por isso, conhecer as características que definem as novas formas de aprender não é apenas um requisito para se poder adaptar a elas, mas de criar na escola novos espaços instrucionais que respondam de forma eficaz as demandas e através delas ajudar no processo de transformação da sociedade do conhecimento na qual todos devem estar inseridos.
            Diante dessa constante, a Educação não mais poderá “negar” a necessidade que há em trabalhar em seu ambiente formador as novas tecnologias que estão disponíveis para a sociedade, fazendo com que os alunos sejam capazes de lidar com novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem.


ATIVIDADE   1.2 _

 QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

ATIVIDADE 1.3  _ 


REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA




ATIVIDADE 1.4 _


TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA.


  ATIVIDADE 1_ 5




ATIVIDADE 1.6 _


O QUE É WEBQUEST?


UNIDADE 2 


Objetivos da Unidade 2: Internet, hipertexto e hipermídia 

ü 
ü    Apresentar a internet como espaço de colaboração e de publicação (passível de ser espaço tanto para pesquisa como para publicização do que se faz na escola).
ü   Apresentar espaços de pesquisa e de colaboração na internet; entre eles, Wikipédia e blogs.
ü   Apresentar os hipertextos como modalidade típica de registro na internet e convidar os cursistas a navegar por alguns.
ü    Apresentar o conceito de hipertexto como a forma de representação não linear do conhecimento, uma forma de representação popularizada pela tec­nologia computacional.
ü   Promover algumas reflexões iniciais sobre a relação entre esta forma de repre­sentação (o hipertexto) , os novos processos de leitura e escrita gerados e as práticas pedagógicas correspondentes.
ü   Provocar o exercício de criação de alguns hipertextos simples, utilizando os blogs como possíveis ferramentas de edição de hipertextos.


ATIVIDADE 2.1 _  NAVEGAÇÃO EM HIPERTEXTO


ATIVIDADE 2.3  _  CONCEITUANDO HIPERTEXTO


      ATIVIDADE 2.6 _      PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO

     ATIVIDADE 2.7 _     EXECUÇÃO DE ATIVIDADE PLANEJADA

     ATIVIDADE 2.8 _ O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

     ATIVIDADE 2.9 _ 



Unidade 3: Currículo, Projetos e Tecnologia
Atividade 3.1 _  Contextualizando a mudança


Atividade 3.4 _ Desenvolvimento de projetos de trabalho.

Atividade 3.5 _ Conceito de Curriculo.



 Unidade 4
Prática pedagógica e mídias digitais

Atividade 4.2  _  Endereços

 Portal do professor : http//www.portaldoprofessor.mec.gov.br

Domínio  Publico : http://dominiopublico.gov.br

cineduc :http://www.cineduc.org.br

 kinema: http://www.kinema.art.br

 Rived : http://rived.mec.gov.br 

 Discovery Kids :  http://discoverykidsbrasil.com.br












Atividade 4.3

 Leitura,reflexão e discussão sobre mídia-educação



O uso de novas tecnologias contribuirá expressivamente para uma melhor educação possibilitando assim um enorme avanço no processo de ensino aprendizagem, para tanto, é preciso conhecer os recursos existentes e as propostas pedagógicas para a sua incorporação nos processos de elaboração das aulas, ou seja, é necessário, entretanto, que o planejamento das aulas com recursos tecnológicos tenham objetivos bem definidos, evitando que eles sejam usados somente como um passatempo ou um motivo para sair da rotina da sala de aula comum.
O professor deve usar a tecnologia visando ao desempenho do educando, criando meios para melhorar o ensino.
As TICs por si só, não muda os processos educacionais, mais permite uma reflexão ampla por parte dos professores sobre as suas possibilidades, o uso de modo organizado e programado da internet, dvd, tv, software, cd, data show entre outras mídias, propicia a construção de ambientes mais ricos e interativos de ensino e aprendizagem.
Quanto aos alunos só tem a ganhar com o uso das tecnologias, sabendo que o mundo mudou, o progresso está aí e eles tendem a acompanhar tais progressos movidos pela curiosidade natural, mas é essencial que eles aprendam a utilizá-los de forma consciente.

 

 

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